Como é o produzido o "Chester de natal"

O Chester é uma marca registrada da perdigão, por ser mais tenro, úmido e menor que o peru, é bastante consumido pelos brasileiros.



A ave surgiu de melhoramentos genéticos feitos no Brasil, na época pela Perdigão, a partir de matrizes de frango escocesas. O Fiesta, da Sadia (também BRF) foi desenvolvido mais tarde, também por meio de matrizes vindas da Escócia.


Os dois produtos são aves muito semelhantes ao frango, mas concentram 70% de sua carne no peito e coxas. O frango comum tem só 45% de sua carne nessas partes.

Mas nem todos os "frangões" do mercado têm origens escocesas. Alguns frigoríficos, para baratear o produto, usam frangos comuns. A diferença está em sua alimentação, que é mais completa e rica que a dos outros galináceos. O tempo de engorda também é mais longo que a do frango comum, que geralmente pesa cerca de dois quilos. A ave natalina mais vendida no Brasil pesa entre 3,8 quilos e 4,5 quilos, segundo os varejistas. Já o peru pesa mais de cinco quilos. "Nos Estados Unidos, diferentemente daqui, eles preferem os maiores perus, de sete a oito quilos, para mais", 


Colhedeira de Frangos

Máquina de colher frango. isso mesmo, ela faz todo o serviço que precisaria de varias pessoas para ser feito em poucas horas, muita gente questiona sobre o bem-estar-animal, e esse realmente é um ponto a ser discutido, no entanto já foi comprovado que esse tipo de manejo diminui bastante as lesões causadas no momento da retirada dos frangos.



Porcos não gostam de escorregadores






Benefícios do leite para saúde

Que o leite é rico em cálcio e faz muito bem a saúde todas nós sabemos, porém será que o leite nos oferece somente o cálcio, quais são os reais benefícios que o consumo desta bebida oferece a nossa saúde? Para essas e mais dúvidas, fomos pesquisar mais acerca do assunto.



O leite é considerado o alimento mais completo, por isso seu consumo é essencial desde o momento do nosso nascimento, pois além do cálcio, responsável em manter os ossos fortes, possui também oito tipos de vitaminas e minerais essenciais. Já as proteínas existentes no leite, são fundamentais para o crescimento corporal e o desenvolvimento cerebral. As vitaminas regulam as células do sistema imunológico, regulando também o fluxo sanguíneo e o sistema nervoso, por isso seu consumo é recomendado em todas as fases da vida, não sendo recomendado apenas as pessoas que sofrem com a intolerância a lactose.

Confira mais alguns benefícios que esse poderoso alimento traz a nossa saúde:
OSSOS FORTES.

Bezerro nasce com três patas no Paraná

Duas horas após nascer, bezerro com três patas consegue ficar em pé. Caso raro foi registrado em uma fazenda localizada em Grandes Rios (PR). Bezerro foi chamado de 'Talismã' e proprietário não quer sacrificá-lo.



Um bezerro de aproximadamente 40 kg nasceu sem uma das patas dianteiras em uma fazenda da cidade de Grandes Rios, na região norte do Paraná. O pecuarista Gilberto Bernini, proprietário da fazenda Rancho da Mata, conta que em mais de 50 anos de pecuária nunca viu, presenciou ou ouviu falar de uma vaca que nasceu com esse tipo de má formação. “Sou filho de produtor rural e nunca tinha visto uma coisa dessas. Até fiquei meio assustado, custei um pouco para acreditar”, diz o pecuarista. Por ser raro na região e na propriedade, o dono deu ao animal o nome de Talismã.

Mike: Um frango que sobreviveu 18 meses sem cabeça!

Um frango chamado Mike conseguiu permanecer vivo por 18 meses sem cabeçaAconteceu na década de 40 quando Lloyd Olsen decidiu fazer um ensopado de frango e na intenção de aproveitar o máximo do pesçoco do frango, mirou a faca na base da cabeça e decapitou. Só que, o frango não morreu e sim saiu correndo desorientado. O que aconteceu, foi que parte importante do seu sistema nervoso não fora afetada pelo corte, o que permitiu que Mike (o frango) continuasse vivendo.



Mike foi decapitado com um corte diagonal rente à base da cabeça. Esse ângulo fez com que permanecesse grudado à sua espinha a maior parte do tronco encefálico, aquela região que une a medula ao resto do cérebro, e responsável pelas funções básicas para a manutenção da vida, como o controle da respiração e dos batimentos cardíacos. Isso impediu Mike de morrer na hora


Cavalo Vira Pintor de Quadros Após se "Aposentar"

Metro tem 10 anos e vive em Maryland, nos Estados Unidos, com Ron Krajewski, seu dono. O cavalo costumava participar de competições, até que um problema nas patas o impediu de correr. Seu dono chega a vender as pinturas por até 2 mil dólares



Assim, Krajewski tratou de arrumar uma nova ocupação para o animal: ele ensinou Metro a pintar quadros.


GIROLANDO : A FORMAÇÃO DA RAÇA e ESTRATÉGIAS DE CRUZAMENTO

As normas para formação da raça Girolando, elaboradas em 1989, introduziram, à época, uma forma planejada de formação de "raça" bovina. Isto permitiu trabalhar com parâmetros objetivos, proporcionando mais probabilidade de acerto, diminuir o tempo gasto na execução da meta e fornecer maior segurança ao investimento financeiro dos criadores engajados no programa.


A raça é fundamentalmente produto do cruzamento do Holandês com o Gir, passando por variados graus de sangue. O direcionamento dos acasalamentos busca a fixação do padrão racial, no grau de 5/8 Holandês + 3/8 Gir, objetivando um gado produtivo e padronizado, buscando a consolidação do Puro Sintético da Raça Girolando (PS), a raça propriamente dita. Quaisquer combinações entre a raça Holandesa e a raça Gir, e, seus mestiços poderão ser utilizados para obtenção do PS.

Principais alimentos concentrados utilizados na pecuária leiteira


A alimentação é o item de maior custo dentro do sistema de produção leiteiro, participando com 40 a 60% do custo de produção total. Desta porcentagem, 35 a 45% são relativos aos alimentos concentrados. Quando o preço do leite cai, uma atitude comum dos produtores é reduzir o fornecimento de concentrados ou optar por um concentrado mais barato, na busca por reduzir custos. O que acontece, na maioria das vezes, é que a produção também cai. Assim, o prejuízo aumenta, já que o leite vale mais do que a comida.



Para não entrar neste círculo vicioso, é preciso ter o raciocínio de dieta de máximo lucro, e não de mínimo custo. Ainda assim, é possível economizar no uso de alimentos concentrados, utilizando-os racionalmente. 
Como?

Incrível: Cabras escalam paredes inimagináveis para lamberem sal nas pedras

Trata-se do Íbex (espécie Capra ibex), um tipo de cabra selvagem que vive em grandes montanhas nos Alpes europeus. Elas possuem grandes chifres curvados e tem pelagem cinza.



São conhecidas em todo o mundo pelo incrível poder de subir onde nunca se pensou que um animal de 4 patas conseguiria.

Carrossel para vacas facilita ordenha, manejo e limpeza

Auckland (Nova Zelândia) - Computadores, carrossel, portões automáticos, adesivos e spray com tinta orgânica. Tudo isso faz parte do dia-a-dia dos fazendeiros da Nova Zelândia, país localizado na Oceania e bastante conhecido pela atividade pecuária leiteira.  


                              
E agora, as próprias vacas neo-zelandesas é quem já estão se habituando a tanta tecnologia. "Elas aprendem rápido. Com duas ou três vezes no carrossel, elas já sabem a hora que devem entrar e a hora que devem sair", explica o fazendeiro Murray Shaw, que tem uma propriedade rural no norte de Auckland e há alguns meses utiliza um carrossel de vacas para trabalhar.

Leite atinge maior valor real desde 2000, de acordo com o Cepea


Contrariando as expectativas do mercado, que apontava para estabilidade nos preços, o leite voltou a subir em setembro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que divulgou nesta segunda-feira (30/9) relatório de mercado. 


Com a oitava alta consecutiva, os preços atingiram o maior nível desde o início da série histórica do Cepea, iniciada em 2000, em valores reais, já descontada a inflação. O valorbruto pago ao produtor (incluindo frete e impostos) chegou a R$ 1,1162 por litro, um aumento de 2,8% em relação a agosto. Em relação a setembro de 2012, o aumento foi de 21,7%.


A IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS

A oferta do colostro para as bezerras logo após o nascimento é um manejo de extrema  importância no sistema de criação da pecuária leiteira porque está diretamente relacionada  à saúde e ao desenvolvimento das futuras matrizes do rebanho. 


O colostro é o primeiro leite secretado pela vaca após o parto, sendo produzido  aproximadamente por três dias consecutivos. A oferta de colostro para as bezerras recém nascidas é fundamental porque os bovinos e outros ruminantes possuem uma placenta  diferenciada de outros mamíferos. A placenta da vaca não permite a passagem de  anticorpos da mãe para o feto. 

Bezerro de duas cabeças nasce com saúde nos EUA

Um bezerro nasceu com duas cabeças, dois focinhos e quatro olhos em Whiting, Vermont (Estados Unidos). O animal de 75 quilos seria fruto de uma anomalia que, por má formação com um irmão gêmeo, não se dividiu corretamente durante a gestação.



Mas o que mais surpreendeu os especialistas foi o fato do animal de duas cabeças ter nascido com perfeita saúde.

Porjeto de lei quer o fim da distribuição de animais como brindes


Você já ganhou de presente um pintinho ou peixinho ou coelhinho então esses podem ter sido os últimos 




O Deputado Estadual Feliciano Filho (PEN51-SP) protocolou na última terça-feira (24) um projeto de lei que proíbe a distribuição de animais vivos, bem como a exposição, manutenção, utilização e transporte dos mesmos em situações que provoquem maus tratos.

A lei, se aprovada, prevê multa de R$ 3.874,00 por animal que estiver sendo distribuído como brinde (como pintinhos, peixinhos e coelhinhos) ou transportados e exposto em estabelecimentos comerciais e outros locais de venda em situação precária, como, por exemplo, galinhas e outras aves em situação de confinamento.

CANA-DE-AÇÚCAR+UREIA : ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO SECO

USO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

A cana-de-açúcar foi provavelmente um dos primeiros recursos forrageiros usados pelos colonizadores na 
alimentação de ruminantes durante o período seco do ano, no Brasil. Inicialmente, a cana-de-açúcar começou a ser usada como forrageira com duas finalidades principais:
Dentre as gramíneas forrageiras, a cana-de-açúcar se destaca por dois aspectos: alta produção de matéria seca (MS) por hectare e capacidade de manutenção do potencial energético durante o período seco. Além disso, o seu replantio se faz necessário apenas a cada quatro ou cinco anos.

Determinação de materia seca com forno de micro-ondas doméstico: Método rápido, confiável e de baixo custo



A Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu um método simples como alternativa ao método convencional de secagem de amostras de plantas. É rápido, confiável e fornece respostas em um menor tempo a um custo
baixo, o que possibilita atuação rápida no campo, evitando perdas.

Principais raças de cães usadas para pastoreio

Cada vez mais os cães assumem um lugar de importância na vida do homem. Seja como simples companheiro de caminhadas, seja como guardião de propriedades ou, ainda, utilizando seus instintos ancestrais de caça no pastoreio de rebanhos. 

fonte da imagem
Animais assumem funções que vão desde o pastoreio e condução de bovinos, ovinos, caprinos e gansos até a garantia da segurança dos animais, nesse artigo vou falar das duas raças mais usadas no Brasil, no entanto existe ainda inúmeras raças de cães para pastoreio.

Animais de estimação : Como limpar xixi e cocô do chão

Bem, às vezes acidentes acontecem. Ou porque o cachorro é filhote e ainda não foi treinado para fazer xixi e cocô no lugar certo, ou porque o cachorro quer chamar atenção fazendo as necessidades no lugar errado, ou mesmo porque por algum outro motivo acaba indo xixi ou cocô para o chão da casa. Alguns filhotes não conseguem se controlar e fazem xixi sem querer.



Sempre que cães urinam ou defecam alguns produtos químicos específicos causam o odor característico. O odor destas substâncias provoca um reflexo de eliminação que não é diferente do “marcar território” de seus parentes selvagens. Cães naturalmente voltam à área onde estes odores estão presentes, criando um território marcado pelo odor e onde eles retornam freqüentemente para evacuar. Ou seja, se ficar o cheio de urina ou fezes em algum local (na sala, por exemplo), provavelmente ele irá fazer de novo no local. Por isso é tão importante limpar muito bem.

Sugestões de Postagens

Galera, resolvi abrir esse espaço devido a ampla área de atuação do Zootecnista, e também devido á  cada pessoa tem sua área de atuação preferida, conto com a participação de todos.



Leite no Deserto: Uso de tecnologia permite laticínios no deserto


A Almarai Co de Riade, Arábia Saudita grande produtor de leite e derivados, com 135.000 vacas e produção mínima de 40 kg/dia vaca, produz sob condições adversas a pecuária leiteira.


No deserto da Arábia Saudita, ao norte da capital saudita, sob um calor de 47 graus apenas os camelos permanecem impávidos ao sol do meio-dia. Seus pastores não estão à vista, refugiados em tendas próximas.


É sem dúvida um lugar difícil para uma fazenda leiteira.Qualquer técnico do setor iria dizer que é um lugar não adequado para uma fazenda leiteira. Mas, num trecho plano de deserto há as fazendas de bovinos de leite e as usinas de processamento da maior produtora de laticínios do Oriente Médio.

CRIAÇÃO COMERCIAL DE RÃS

Atividade tem como principal produto a carne, que é saudável e rica em proteínas, considerada uma iguaria fina e com demanda crescente 




Rústicas e precoces, elas se proliferam com velocidade e se adaptam bem ao clima quente e úmido de várias regiões do Brasil. Não necessitam de grandes investimentos, apenas água de qualidade. Mas há ainda mais argumentos para se iniciar uma criação de rãs

Silagem de Qualidade as: 4 Fases

O processo ideal para estabilização Biológica da silagem dentro do silo após o seu fechamento ..



Inseminação Artificial em Bubalinos

A inseminação artificial nos bubalinos, assim como em bovinos, visa a melhoria da qualidade e quantidade da produção de carne e de leite da espécie. 


Diferente dos bovinos, a inseminação artificial em Bubalinos foi pouco estudada, no mundo são poucos os países que usam dessa técnica com frequência, e são recentes os conhecimentos científicos relacionados às metodologias para sua implantação. No Brasil, os primeiros trabalhos foram realizados na Região Norte pela equipe do Prof. Wiliam Gomes Vale, da Universidade Federal do Pará.


Bubalinocultura


Embora ainda mais tímida, a bubalinocultura está se desenvolvendo no país como uma alternativa rentável e saudável. Isso porque o búfalo se adapta facilmente em qualquer ambiente.



 A produção e o consumo de leite de búfalo vêm crescendo em função da demanda por alimentos como queijos e manteiga. Os elevados teores de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados em relação ao leite de vaca. A carne desses animais também é apreciada, contém menores índices de gordura, colesterol, calorias e contém mais proteína e minerais que a dos bovinos.


PRINCIPAIS GRAMÍNEAS INDICADAS PARA EQUÍDEOS

A criação de equídeos em pastagens de qualidade continua sendo a forma mais barata e eficiente de criação. Por serem herbívoros natos, equídeos gostam de passar a maior parte do dia pastejando. A mastigação de gramíneas é um ato prazeroso para a maioria destes animais.



A pastagem de boa qualidade tem condições de suprir as necessidades nutritivas  dos equinos, para as categorias menos exigentes, por exemplo, cavalos adultos  em descanso, potros de ano e éguas na primeira fase da gestação, e quando essa pastagem for de boa qualidade ainda é possível ter economia na  suplementação.

Conheça o frango que possui pele, carne, ossos e até órgãos na cor preta

Você sabia que existe carne de frango completamente preta? Você comeria?


Na verdade, quase ninguém sabe. Essa galinha tem sua carne, peles, órgãos e até os ossos em um tom bem escuro!

Existem raças de galinhas com penas negras em todas as partes do mundo, especialmente na Ásia, mas esta mostrada na foto, além de incomum e curiosa, é encontrada com facilidade na China, daí seu nome: Silkie Chinês.



As silkies são aves muito bonitas com uma plumagem bastante macia. Dizem que ao tocá-la de olhos fechados é possível sentir uma sensação de seda. Mas, embaixo de toda essa delicadeza esconde-se algo nada atraente.

Melhores escolas de Zootecnia de acordo com a revista Guia do Estudante

A revista GUIA DO ESTUDANTE, listou as melhores escolas do pais para se cursar Zootecnia, e ai qual é a sua?

Caprinos e Ovinos

A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído em 436 mil estabelecimentos agropecuários, colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações.


Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, com ênfase para Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A ovinocultura tem representatividade na região Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul.

O uso da cana-de-açúcar é alternativa de alimentação para cabras leiteiras

cana-de-açúcar in natura pode ser uma alternativa mais barata de alimentação para cabras leiteiras em períodos de escassez de alimento para os animais de pequena produção, em substituição à silagem de milho



Foi o que mostrou o estudo da Unesp de Botucatu, com colaboração Câmpus de Jaboticabal, de autoria do pesquisador Gil Ignácio Lara Canizares, que testou a dieta em animais da fazenda experimental de Botucatu e em diferentes proporções – 100% silagem de milho no volumoso; 33% de cana e 67% de silagem; 67% de cana e 33% de silagem; e 100% de cana-de-açúcar. 

Cerca elétrica voadora, no manejo de pastejo

A medida que as vacas vão comendo a cerca vai "andando", nesse sistema o pisoteio é praticamente zero, conseguindo assim um maior aproveitamento da pastagem.


fonte youtube

Rastreabilidade, uma ferramenta importante nos dias atuais.

Rastreabilidade representa a possibilidade de o consumidor conhecer “a vida pregressa” dos produtos e identificar os possíveis perigos à saúde coletiva a que foram expostos durante a sua produção e distribuição. Esses registros permitem identificar até mesmo a origem das matérias-primas e insumos utilizados na produção.


fonte imagem

O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), criado e mantido pelo Ministério da Agricultura, registra e controla todo o processo produtivo da principal fonte de proteína do brasileiro. Já o serviço de Estabelecimentos Registrados no SIF é um aplicativo que permite identificar o frigorífico de origem dos produtos embalados in natura ou dos derivados de origem animal.

Pescados: Saúde e Sabor em um único prato

Comer pescados é saudável e saboroso. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

Fonte imagem

Por que pescado faz bem

Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como
atum, pintado, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. O ômega 3 auxilia na manutenção
de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de
vida saudáveis. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde.

Aquicultura: Espécies mais cultivadas no Brasil

Cada região tem sua preferência, é muito cultural, mas oque importa e que o Brasil aumenta sua produção a cada dia, e assim como a produção de carne bovina, suína e de frango, em um futuro próximo o Brasil será um dos maiores produtores de pescados do mundo.

A criação de Pirarucu vem despontando no Brasil Fonte

Atualmente cada região brasileira vem se especializando em determinados tipos de pescado. Na Região Norte predomina peixes como o tambaqui e o pirarucu. No Nordeste a preferência é pela tilápia e pelo camarão marinho. No sudeste a tilápia tem grande presença na aquicultura. No sul predominam as carpas, as tilápias, as ostras e os mexilhões. Já no centro-oeste os destaques são o tambaqui, o pacu e os pintados.

O Potencial Brasileiro Para a Aquicultura

Com 12% da água doce disponível do planeta, um litoral de mais de oito mil quilômetros e ainda uma faixa marítima, ou seja, uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE), equivalente ao tamanho da Amazônia, o Brasil possui enorme potencial para a aquicultura.

Fonte imagem
Apenas com o aproveitamento de uma fração desta lâmina d’água é possível criar com fartura, de forma controlada, peixes, crustáceos (camarões etc.), moluscos (mexilhões, ostras, vieiras etc.) e algas, entre outros seres vivos.

Mercado é o que não falta. O consumo de pescado está em alta no mundo inteiro. O pescado é um alimento saudável e cada vez mais procurado pela população, em todas as faixas de renda. Já as algas são um bom exemplo da diversidade de aplicação dos produtos e subprodutos do setor aquícola. Elas são empregadas desde na alimentação à fabricação de produtos cosméticos e fármacos.

Aquicultura No Brasil

Significado e especialidades da aquicultura

A Aquicultura estuda o cultivo de varias espécies de água doce e marinhas, a piscicultura é apenas uma das especialidade dessa atividade, que oferece várias opções aos criadores, e uma grade área de atuação para no´s zootecnistas 

Imagem A Piscicultura é apenas uma das especialidades da Aquicultura 
Aquicultura é o cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático.  Assim como o homem aprendeu a criar aves, uínos e bovinos, bem como a plantar milho e trigo, também aprendeu a cultivar pescado. Desta forma, assegurou produtos para o consumo com mais controle e regularidade.


Hormônio em Frango definitivamente não cola.

Primeiro a explicação do porquê não é possível aplicar ou adicionar o hormônio na ração dos frangos.



Os hormônios de crescimento são substancias protéicas, que se eventualmente fossem usados nas dietas não teriam efeito farmacológico, pois seriam quebrados/destruídos pelas enzimas proteases do sistema digestivo das aves. Portanto, seria economicamente inviável usá-los nas dietas das aves, pois não teriam efeito e teriam um custo a ser computado na produção. 

Também, os hormônios não podem ser injetados, pois poderia se imaginar como seria difícil administrar doses para aproximadamente cinco bilhões de aves e ainda, a administração parenteral de hormônio para efeito no crescimento deve ser diária. Seria uma tarefa extremamente estressante para as aves, consumidora de mão de obra e dispendiosa; e portanto, inviável ao extremo;

Mitos e verdades sobre a carne de frangos

Mitos e verdades sobre a carne de frangos 



MITOS

É colocado hormônio na produção dos frangos?

O hormônio para promover o crescimento (GH) é proibido pelo Ministério da Agricultura. Colocar esta substância em qualquer tipo de animal no Brasil é crime. As pessoas leigas relacionam o grande potencial de crescimento dos frangos (que atualmente alcançam 2,8 kg em apenas 42 dias de idade), com a utilização de hormônio de crescimento na alimentação. O que ocorreu com a produção de frangos de corte comercial foram melhorias nas áreas de nutrição, sanidade, manejo e ambiência que associadas à seleção genética para ganho de peso, propiciaram alcançar esses resultados de desempenho.

Mitos e verdades sobre o ovo

O ovo sempre foi considerado um vilão na alimentação, no entanto hoje depois de varias pesquisas realizadas já foi provado que o seu consumo é essencial  trazendo vários benefícios para o consumidor.





O ovo aumenta o colesterol?

O ovo, por conter em sua gema aproximadamente 215mg de colesterol, foi considerado um vilão da dieta e sua recomendação de ingestão foi limitada durante muito tempo. Hoje, estudos têm demonstrado relação inversa entre o consumo de ovo e aumento de colesterol e ainda enfatizam os benefícios que podem trazer à saúde, entre eles memória, capacidade cognitiva e formação de novos neurônios. Estudos científicos comprovam que as doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com a sensibilidade hereditária e maus hábitos alimentares, como a ingestão de gorduras saturadas, principalmente as trans, do que com os níveis de colesterol dos ovos. Comer quatro a seis ovos por semana é saudável e isento de efeitos adversos sobre os níveis de colesterol no sangue.

Mitos e verdades sobre a carne suína

O consumo de carne de suíno sempre foi rodeado de mitos, com o desenvolver das pesquisas muitos desses mitos foram sendo derrubados.



Ainda existe rejeição ao consumo de carne suína? 
Em um estudo realizado com consumidores de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre foram determinados os fatores que afetam a preferência dos brasileiros por produtos suinícolas. Infelizmente, foi concluído que ainda é grande a rejeição à carne suína: 48,56% dos entrevistados disseram não consumi-la por acreditarem em tabus.

A avicultura no Brasil


No Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

fonte aqui


O setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras.

Carne de Cavalo. Comer ou não comer?


 Em todo o mundo e o Brasil já é o terceiro maior fornecedor desse produto para outros países.





Um Shopping da Zona Oeste de São Paulo questionou seus frequentadores, numa pesquisa de opinião, com esta pergunta “Você comeria carne de cavalo?”. É parte de uma campanha publicitária de um canal fechado de TV, que está lançando, esta semana, um programa sobre alimentos exóticos. No painel do programa, há um painel gigante que simula um forno de frangos. No lugar deles, aparece um cavalo girando no espeto.


Cavalo sobrevive depois de ter madeira encravada na cabeça


O cavalo Danny, de 30 anos, propriedade de Tommasina Ashley, foi encontrado em seu estábulo com um pedaço de madeira cravado na cabeça.




A madeira atingiu seu crânio em uma profundidade de 20 centímetros e o animal foi levado a uma clínica especializada em equinos em Rhinebeck, perto de Nova York.


A equipe veterinária ficou surpresa com o fato do animal não ter sofrido nenhuma grande sequela, visto a profundidade e local do ferimento.

Após a analise do raio-x do crânio de Danny, os veterinários disseram que nem os olhos e nem o cérebro do animal foram atingidos. A extremidade da madeira chegou até a cavidade bucal, mas após a cirurgia de retirada do objeto, o equino mostrou-se bem e está em recuperação.

Shannon Murray, veterinário que atendeu o cavalo, diz que ele provavelmente se assustou ou sentiu fortes cólicas, fazendo-o ficar agitado e se ferir na região da cabeça. Não ficou claro como o acidente aconteceu, mas o certo é que Danny passa bem, para a felicidade de sua criadora.

fonte: Primeira Hora


Conforto e animal e aumento de produtividade em Bovinocultura de leite



Com a intensificação no sistema de produção de leite, técnicos e criadores
 devem se atentar ao conforto animal, afirmam especialistas da Alta, 
empresa de melhoramento genético com sede no Canadá 
e com ampla atuação no Brasil. São vários os fatores
que influenciam o desempenho da vaca.

Segundo os profissionais da empresa, algumas dicas são importantes para o manejo correto a fim de intensificar a produção leiteira. Uma delas é a arborização da propriedade, que proporciona maior conforto térmico aos animais no pasto. A presença das árvores evita que os animais apresentem stress calórico, extremamente prejudicial à produção de leite. Este conforto deve estar presente em todas as instalações onde os animais permanecem, pois traz condições propícias ao ambiente para que produzam de maneira tranqüila.

vacas em sobra de eucaliptos  Fonte   
Outra dica é cercar e sombrear o trajeto feito pela vaca quando dentro da propriedade. O piso não pode provocar riscos aos cascos e à segurança dos animais. É preciso também que o local de descanso e de alimentação estejam protegidos do sol e da chuva.

Boi inteiro x Boi castrado

Castrar ou não castrar bois? A resposta do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gelson Luís Dias Feijó, do laboratório de carcaças, é "não". Pesquisas já realizadas apontam que os mesmos padrões de qualidade de carne e carcaça de animais castrados podem ser obtidos com o abate precoce de animais inteiros. "Se o abate for feito a uma idade inferior a 24 meses (animais com dente de leite), a preferência é por mantê-los inteiros pois, até esse período, não há diferença significativa quanto à qualidade de carne entre animais castrados e não castrados. Animais jovens, inteiros, apresentam carcaça e carne compatíveis com as exigências do mercado", garante Feijó.




Manejo animal

Há algum tempo, em função da deficiência de instalações ou da falta de divisões das propriedades em pastos, a castração era a principal alternativa de controle reprodutivo e uma forma de facilitar o manejo nas fazendas de gado de corte. Era, também, uma forma de evitar distúrbios de comportamento provocados pelo aumento da população em espaço físico reduzido. Mas esses problemas têm sido superados com a maior organização e divisão do espaço e com o abate de animais mais cedo.

MEU PAI AOS POUCOS JÁ ME ENSINAVA A SER UM ZOOTECNISTA

Ser criado não fazenda junto dos animais, aprender desde cedo a ama-los, aprender que eles são a fonte de renda da sua  família, tudo isso me fez escolher a Zootecnia, a vontade de poder ajudar e melhorar a vida do meu pai. Hoje minha homenagem é pra você meu velho.



Lembro como hoje, da primeira vez que o meu velho me colocou na sela de um cavalo, ele me segurando pra não cair, e eu querendo tomar as rédias e correr pelas estradas.

Lembro também da vez em que ele me levou pra tirar leite de vaca, era mágico, apesar de não ter conseguido tirar quase nada.

Lembro de quando a gente ia no canavial, com a carroça  no burrinho  cortar cana para fazer ração, era um trabalho duro, pesado, mas era necessário.

CARNE DE LABORATÓRIO

Bom, essa semana saiu na mídia, a sequinte matéria  "pesquisadores criam carne em laboratório", é um fato novo e que chama a atenção de muita gente, o que me intriga nessa história toda  e a justificativa deles que diz mais ou menos assim 

                                                           
"Os cientistas dizem que a carne de laboratório é
necessária "porque a criação de animais para abate não é boa para o meio ambiente, não supre a demanda mundial por comida e também não é boa para os próprios animais"


Mark Post PESQUISADOR CRIADOR
Bom, oque dizer? na verdade eles estão defendendo a sua pesquisa, que não foi barata R$ 760 mil para produzir um único Hambúrguer, imagina quanto irá custar 1 kg de carne, e outra a carne é apreciada no mundo todo por possuir um sabor inigualável, essa carne produzida, não possui gordura, e nós como bons Zootecnistas sabemos bem a sua importância.


O Mundo Precisa do Profissional da Zootecnia


De acordo o  Ministério da Agricultura, até 2021, o Brasil deve ser líder no fornecimento de alimentos no mundo, produzindo mais grãos, carnes, proteína vegetal e animal do que os demais países. No que diz respeito à produção de alimentos de origem animal, atualmente, o nosso País já ocupa posição de grande destaque no mercado internacional. 


foto aqui
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo em volume. A produção de 2012 alcançou mais de 12 milhões de toneladas. Já em relação à produção de carne bovina, nossas exportações somaram US$ 5,769 bilhões em 2012, um aumento de 7,33% em relação a 2011, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras  de Carnes.

Outro dado que merece registro é o consumo per capita de carne bovina, suína e de frango. Nos últimos anos, foi registrado um crescimento de 17,5%. Todo esse cenário positivo exige muita responsabilidade, técnica e conduta ética daqueles que integram essas cadeias produtivas. E nós Zootecnistas, pautados de nossos conhecimentos em nutrição, melhoramento genético, manejo reprodutivo, manejo de pastagem,  administração rural, entre outras várias atribuições, somos responsáveis por manter o Brasil no topo da produção Animal, e crescer ainda mais, lembrado sempre que produção e diferente de produtividade oque nós buscamos é uma maior produtividade.

CURIOSIDADES SOBRE CAVALOS



Quem ama, convive, ou estuda cavalos, certamente já sabia dessas informações, cavalos são animais dóceis, e possuem características únicas, que juntas contribuem para formar esse animal maravilhoso.

- Os cavalos não conseguem respirar pela boca.

- Possuem os maiores olhos entre os mamíferos terrestres.

- Na maior parte do tempo, os cavalos dormem em pé. Isso só é possível porque possuem um mecanismo nas pernas que lhes permitem estar em pé sem utilizarem os músculos. Mas para entrarem nas fases mais profundas do sono, aí sim, eles precisam se deitar.

Agricultor instala escorregador para porcos se divertirem em fazenda





Fazenda fica na cidade de Bathmen, na Holanda.
Escorregador foi instalado pelo agricultor Erik Steginks.


O agricultor holandês Erik Stegink instalou um escorregador para os porcos de sua fazenda em Bathmen,, na Holanda, se divertirem. Stegink contou que comprou o escorregador usado de um vizinho para oferecer algum divertimento a seus porcos.

Atribuições ao Profissional da Zootecnia





Todo Zootecnista deve ser capaz de...




Planejar, gerenciar ou assistir diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais, inseridos desde o contexto de mercados regionais até grandes mercados internacionalizados, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais e economicamente adaptáveis.

 Atender às demandas da sociedade quanto a excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde pública.

 Viabilizar sistemas alternativos de produção animal e comercialização de seus produtos ou subprodutos, que respondam a anseios específicos de comunidades à margem da economia de escala.

 Pensar os sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais.

 Trabalhar em equipes multidisciplinares, possuir autonomia intelectual, liderança e espírito investigativo para compreender e solucionar conflitos, dentro dos limites éticos impostos pela sua capacidade e consciência profissional.

 Desenvolver métodos de estudo, tecnologias, conhecimentos científicos, diagnósticos de sistemas produtivos de animais e outras ações para promover o desenvolvimento científico e tecnológico.

 Promover a divulgação das atividades da Zootecnia, utilizando-se dos meios de comunicação disponíveis e da sua capacidade criativa em interação com outros profissionais.

 Desenvolver, administrar e coordenar programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como estar capacitado para lecionar nos campos científicos que permitem a formação acadêmica das Ciências Agrárias.

 Atuar com visão empreendedora e perfil pró-ativo, cumprindo o papel de agente empresarial, auxiliando e motivando a transformação social.

 Conhecer, interagir e influenciar as decisões de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais ligadas ao seu campo de atuação.

De acordo com o Art. 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC - Os Cursos de Graduação em Zootecnia devem assegurar, também, a formação de profissionais com competências específicas para:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...