A criação de equídeos em pastagens de qualidade continua sendo a forma mais barata e eficiente de criação. Por serem herbívoros natos, equídeos gostam de passar a maior parte do dia pastejando. A mastigação de gramíneas é um ato prazeroso para a maioria destes animais.
A pastagem de boa qualidade tem condições de suprir as necessidades nutritivas dos equinos, para as categorias menos exigentes, por exemplo, cavalos adultos em descanso, potros de ano e éguas na primeira fase da gestação, e quando essa pastagem for de boa qualidade ainda é possível ter economia na suplementação.
Em função do hábito de pastejo do equino, surge a necessidade da escolha da gramínea adequada. Neste caso, as gramíneas de crescimento estolonífero são as que mais se adaptam, daí não ser uma prática adequada a utilização de capineiras em pastoreio direto
Quanto a espécie ideal, atualmente é constatação dos especialistas, não exigir para a formação de pastos, o capim ideal,e sim o capim adaptável a qualquer tipo de solo, clima, e que ao mesmo tempo atenda a diversas necessidades de alimentação de equinos, cabe ao Zootecnista saber identificar a espécie correta a ser plantada na propriedade.
Principais características das espécies forrageiras ideais a produção de volumoso
- Plantas de crescimento agressivo, cobrindo rapidamente o solo, evitando a esterilidade do terreno causada por chuvas, ventos e exposição solar do solo nu; resistente ao pisoteio, pragas, doenças, geadas e secas; Boa quantidade de massa filiar (verde);- Facilidade na prática da fenação, isto é, pequena perda filiar no processo de desidratação de planta (ver processo de fenação);
- Adaptáveis as nossas condições climáticas e de solo;
- Bom valor nutritivo;
- Pouco exigente quanto a fertilidade do solo.
Principais gramíneas para eqüinos
Dentre essas gramíneas destacam-se:
Coast Cross, Grama Estrela, Tiftons (Tifton 85, 78, 68 e 44), Florakirk, Florico, Florona, Jiggs, Cheyenne, Russel, Ona entre outras.
No Brasil as mais conhecidas gramíneas desse grupo utilizadas são Coast Cross, Grama Estrela, Tifton 85, Florakirk e Tifton 68.
Cavalo pastejando Tifton-85, umas das gramíneas mais utilizadas pelos criadores de cavalo no Brasil, possui crescimento estolonífero, grande valor nutricional, e crescimento rápido fonte imagem |
Como já mencionado, o habito de pastejo dos equinos deve ser levado em conta no momento da escolha da espécie, por possuírem incisivos superiores e grande motilidade labial, procedendo o corte da gramínea rente ao solo, portanto as espécies mais indicadas possuem crescimento estolonífero.
Piquete de grama estrela |