Principais raças de cães usadas para pastoreio

Cada vez mais os cães assumem um lugar de importância na vida do homem. Seja como simples companheiro de caminhadas, seja como guardião de propriedades ou, ainda, utilizando seus instintos ancestrais de caça no pastoreio de rebanhos. 

fonte da imagem
Animais assumem funções que vão desde o pastoreio e condução de bovinos, ovinos, caprinos e gansos até a garantia da segurança dos animais, nesse artigo vou falar das duas raças mais usadas no Brasil, no entanto existe ainda inúmeras raças de cães para pastoreio.

Raça: Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Origem: É uma raça originária da Aústralia, foi formado através do cruzamento de uma raça chamada Smithfield que é atualmente extinta e cães selvagens nativos da Aústralia.

Pelagem: Deve ser lisa; dupla com um subpêlo curto e denso. A pelagem de cobertura é fechada, os pêlos são retos, duros e assentados, sendo resistentes à chuva. Na linha inferior até a linha posterior dos membros, a pelagem é mais longa e forma, próximo à coxa, uma franja moderada. Na cabeça (incluindo a face interna das orelhas) e na face anterior dos membros, o pêlo é curto. Ao longo do pescoço, é mais longo e mais duro. Como parâmetro, o pêlo deve ter de 2,5 a 4 cm de comprimento. O pêlo muito longo ou muito curto constitui falta. Com coloração azul e ruivo salpicado.

Altura: 46 a 51 cm nos machos e 43 a 48 cm nas fêmeas.

Peso: Proporcional ao tamanho.

Trata-se de uma raça muito ativa que precisa gasta energia o dia todo. Portanto é ideal para pessoas que tenham espaços suficiente na propriedade 

Raça : Raça Border Collie



Origem: É uma raça de origem britânica, descendente de antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings. O Collie de pêlo longo e curto e o English Sheperd são duas raças com parentesco mais próximo do Border Collie.

Pelagem: Todas as cores são admitidas sendo o branco e o preto o mais abundante, mas também são incluídas outras cores como o marrom e branco, merle e marcações. Possuem duas variedades de pelagem: pêlo longo com aproximadamente 8 cm de comprimento, e o pêlo curto com mais ou menos 2,5 cm de comprimento.

Altura: Entre 40 e 52 cm tanto nos machos como nas fêmeas.

Peso: 13 a 27 kg em ambos os sexos.

Deve ser criado e locais com espaços amplos e necessita de constantes exercícios, ele é um cão muito belo para se ter em casa, desde que tenha um amplo espaço para ele se exercitar. No Ranking de inteligência elaborado por Stanley Coren, o Border Collie é o cão mais inteligente do mundo. Na verdade, é o cão com mais facilidade de aprender novos comandos, graças ao seu talento como pastor. A convivência com outros animais e crianças costuma ser tranquila. Muito leal ao dono e extremamente carinhoso. Sempre pronto para fazer exercício.
fonte da imagem

É muito usado na prática de agility, Frisbee, de obediência, dança canina, Flyball e um ótimo pastor de ovelhas e também de gado bovino. É um dos dois cães que pastoreiam circulando as ovelhas e arrebanhando-as em direção ao dono. Bons Borders Collies já nascem com o dom necessário e é preciso um pouco de treino para refinar a técnica, geralmente são treinados ainda pequenos para pastorear, no treinamento de pastoreio usa-se animais de pequeno porte como patos. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. 

Por seu alto gasto de energia não deve ser mantido confinado em pequenos espaços e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente. Deve-se salientar que este cão não se cansa facilmente, já que foi aprimorado genéticamente durante séculos para ser um cão de pastoreio, isso significa que ele precisa no mínimo duas horas, ou mais, de atividade diária para ser um cão equilibrado e feliz. Também é muito usado como cão de companhia, mas devem ser feitas com ele atividadesdiárias, nem que seja uma volta para passear! Ele é muito brincalhão e se da muito bem com outras raças.
Cão da raça Border Collie  pastoreando ovelhas fonte da imagem
Os Borders geralmente se dão bem com outros animais, de estimação ou não. Na presença de grande animais, como bovinos e ovinos, a raça tende a mordiscar seus jarretes, na tentativa de pastoreá-los. Esse comportamento também é observado com crianças pequenas. Pode ser controlado com exercícios e disciplina. Também lidam com bovinos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...