CANA-DE-AÇÚCAR+UREIA : ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO SECO

USO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

A cana-de-açúcar foi provavelmente um dos primeiros recursos forrageiros usados pelos colonizadores na 
alimentação de ruminantes durante o período seco do ano, no Brasil. Inicialmente, a cana-de-açúcar começou a ser usada como forrageira com duas finalidades principais:
Dentre as gramíneas forrageiras, a cana-de-açúcar se destaca por dois aspectos: alta produção de matéria seca (MS) por hectare e capacidade de manutenção do potencial energético durante o período seco. Além disso, o seu replantio se faz necessário apenas a cada quatro ou cinco anos.

Determinação de materia seca com forno de micro-ondas doméstico: Método rápido, confiável e de baixo custo



A Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu um método simples como alternativa ao método convencional de secagem de amostras de plantas. É rápido, confiável e fornece respostas em um menor tempo a um custo
baixo, o que possibilita atuação rápida no campo, evitando perdas.

Principais raças de cães usadas para pastoreio

Cada vez mais os cães assumem um lugar de importância na vida do homem. Seja como simples companheiro de caminhadas, seja como guardião de propriedades ou, ainda, utilizando seus instintos ancestrais de caça no pastoreio de rebanhos. 

fonte da imagem
Animais assumem funções que vão desde o pastoreio e condução de bovinos, ovinos, caprinos e gansos até a garantia da segurança dos animais, nesse artigo vou falar das duas raças mais usadas no Brasil, no entanto existe ainda inúmeras raças de cães para pastoreio.

Animais de estimação : Como limpar xixi e cocô do chão

Bem, às vezes acidentes acontecem. Ou porque o cachorro é filhote e ainda não foi treinado para fazer xixi e cocô no lugar certo, ou porque o cachorro quer chamar atenção fazendo as necessidades no lugar errado, ou mesmo porque por algum outro motivo acaba indo xixi ou cocô para o chão da casa. Alguns filhotes não conseguem se controlar e fazem xixi sem querer.



Sempre que cães urinam ou defecam alguns produtos químicos específicos causam o odor característico. O odor destas substâncias provoca um reflexo de eliminação que não é diferente do “marcar território” de seus parentes selvagens. Cães naturalmente voltam à área onde estes odores estão presentes, criando um território marcado pelo odor e onde eles retornam freqüentemente para evacuar. Ou seja, se ficar o cheio de urina ou fezes em algum local (na sala, por exemplo), provavelmente ele irá fazer de novo no local. Por isso é tão importante limpar muito bem.

Sugestões de Postagens

Galera, resolvi abrir esse espaço devido a ampla área de atuação do Zootecnista, e também devido á  cada pessoa tem sua área de atuação preferida, conto com a participação de todos.



Leite no Deserto: Uso de tecnologia permite laticínios no deserto


A Almarai Co de Riade, Arábia Saudita grande produtor de leite e derivados, com 135.000 vacas e produção mínima de 40 kg/dia vaca, produz sob condições adversas a pecuária leiteira.


No deserto da Arábia Saudita, ao norte da capital saudita, sob um calor de 47 graus apenas os camelos permanecem impávidos ao sol do meio-dia. Seus pastores não estão à vista, refugiados em tendas próximas.


É sem dúvida um lugar difícil para uma fazenda leiteira.Qualquer técnico do setor iria dizer que é um lugar não adequado para uma fazenda leiteira. Mas, num trecho plano de deserto há as fazendas de bovinos de leite e as usinas de processamento da maior produtora de laticínios do Oriente Médio.

CRIAÇÃO COMERCIAL DE RÃS

Atividade tem como principal produto a carne, que é saudável e rica em proteínas, considerada uma iguaria fina e com demanda crescente 




Rústicas e precoces, elas se proliferam com velocidade e se adaptam bem ao clima quente e úmido de várias regiões do Brasil. Não necessitam de grandes investimentos, apenas água de qualidade. Mas há ainda mais argumentos para se iniciar uma criação de rãs

Silagem de Qualidade as: 4 Fases

O processo ideal para estabilização Biológica da silagem dentro do silo após o seu fechamento ..



Inseminação Artificial em Bubalinos

A inseminação artificial nos bubalinos, assim como em bovinos, visa a melhoria da qualidade e quantidade da produção de carne e de leite da espécie. 


Diferente dos bovinos, a inseminação artificial em Bubalinos foi pouco estudada, no mundo são poucos os países que usam dessa técnica com frequência, e são recentes os conhecimentos científicos relacionados às metodologias para sua implantação. No Brasil, os primeiros trabalhos foram realizados na Região Norte pela equipe do Prof. Wiliam Gomes Vale, da Universidade Federal do Pará.


Bubalinocultura


Embora ainda mais tímida, a bubalinocultura está se desenvolvendo no país como uma alternativa rentável e saudável. Isso porque o búfalo se adapta facilmente em qualquer ambiente.



 A produção e o consumo de leite de búfalo vêm crescendo em função da demanda por alimentos como queijos e manteiga. Os elevados teores de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados em relação ao leite de vaca. A carne desses animais também é apreciada, contém menores índices de gordura, colesterol, calorias e contém mais proteína e minerais que a dos bovinos.


PRINCIPAIS GRAMÍNEAS INDICADAS PARA EQUÍDEOS

A criação de equídeos em pastagens de qualidade continua sendo a forma mais barata e eficiente de criação. Por serem herbívoros natos, equídeos gostam de passar a maior parte do dia pastejando. A mastigação de gramíneas é um ato prazeroso para a maioria destes animais.



A pastagem de boa qualidade tem condições de suprir as necessidades nutritivas  dos equinos, para as categorias menos exigentes, por exemplo, cavalos adultos  em descanso, potros de ano e éguas na primeira fase da gestação, e quando essa pastagem for de boa qualidade ainda é possível ter economia na  suplementação.

Conheça o frango que possui pele, carne, ossos e até órgãos na cor preta

Você sabia que existe carne de frango completamente preta? Você comeria?


Na verdade, quase ninguém sabe. Essa galinha tem sua carne, peles, órgãos e até os ossos em um tom bem escuro!

Existem raças de galinhas com penas negras em todas as partes do mundo, especialmente na Ásia, mas esta mostrada na foto, além de incomum e curiosa, é encontrada com facilidade na China, daí seu nome: Silkie Chinês.



As silkies são aves muito bonitas com uma plumagem bastante macia. Dizem que ao tocá-la de olhos fechados é possível sentir uma sensação de seda. Mas, embaixo de toda essa delicadeza esconde-se algo nada atraente.

Melhores escolas de Zootecnia de acordo com a revista Guia do Estudante

A revista GUIA DO ESTUDANTE, listou as melhores escolas do pais para se cursar Zootecnia, e ai qual é a sua?

Caprinos e Ovinos

A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído em 436 mil estabelecimentos agropecuários, colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações.


Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, com ênfase para Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A ovinocultura tem representatividade na região Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul.

O uso da cana-de-açúcar é alternativa de alimentação para cabras leiteiras

cana-de-açúcar in natura pode ser uma alternativa mais barata de alimentação para cabras leiteiras em períodos de escassez de alimento para os animais de pequena produção, em substituição à silagem de milho



Foi o que mostrou o estudo da Unesp de Botucatu, com colaboração Câmpus de Jaboticabal, de autoria do pesquisador Gil Ignácio Lara Canizares, que testou a dieta em animais da fazenda experimental de Botucatu e em diferentes proporções – 100% silagem de milho no volumoso; 33% de cana e 67% de silagem; 67% de cana e 33% de silagem; e 100% de cana-de-açúcar. 

Cerca elétrica voadora, no manejo de pastejo

A medida que as vacas vão comendo a cerca vai "andando", nesse sistema o pisoteio é praticamente zero, conseguindo assim um maior aproveitamento da pastagem.


fonte youtube

Rastreabilidade, uma ferramenta importante nos dias atuais.

Rastreabilidade representa a possibilidade de o consumidor conhecer “a vida pregressa” dos produtos e identificar os possíveis perigos à saúde coletiva a que foram expostos durante a sua produção e distribuição. Esses registros permitem identificar até mesmo a origem das matérias-primas e insumos utilizados na produção.


fonte imagem

O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), criado e mantido pelo Ministério da Agricultura, registra e controla todo o processo produtivo da principal fonte de proteína do brasileiro. Já o serviço de Estabelecimentos Registrados no SIF é um aplicativo que permite identificar o frigorífico de origem dos produtos embalados in natura ou dos derivados de origem animal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...